quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tratamento preventivo, fazer ou não, e quando?



Bom dia amigos,

Vim falar de um tema bastante intrigante e que gera muitos comentários entre os pasarinheiros, afinal deve-se vermifugar ou não os pássaros e quando fazê-lo.

Pois bem, sei perfeitamente que o ideal é fazer um exame de fezes, depois de procurar um veterinário, e baseado no resultado vermifugar na dosagem correta segundo as indicações do médico.

Não temos na nossa região um médico veterinário que entenda de pássaros, não que eu tenha conhecimento, então o que fazer? Vou descrever aqui o que eu fiz por 4 anos seguidos e deixei de fazer por 2 e comparei os resultados empiricamente, ou seja não anotei nada, só observei mesmo.

Desde 2004, sofrendo influência de outros criadores, com os quais mantenho contato através do fórum na internet: trincaferroverdadeiro@grupos.com.br, e das publicações deste fórum no site: grupo2trincas.com.br, comecei a vermifugar os meus pássaros após a muda de penas, usando o avitrin vermífugo conforme a bula, em seguida entrava com um polivitamínico, Protovit, 3 gotas no bebedouro de 2 em dias, repetindo o procedimento após a 2ª aplicação do vermífugo.

Depois de vermifugar eu apliquei um coccidiotático, na época o coccinon,  e o alax, que combate ácaros e piolhos, os resultados foram muito bons, não tive durante estes anos problemas com muda nem de penas nem de bico, nenhum pássaro rouco, a reprodução evoluiu muito neste período, (iniciei em 2004) e não perdi um pássaro sequer por doença.








Durante o período de reprodução e torneios usava tanto para as fêmeas quanto para os pássaros que viajavam um suplemento de aminoácidos, por ocasião o Glicopan pet.

Para os coleiros que não comem uma ração balanceada o Protovit, 2 vezes por semana, durante todo o ano, mesmo fora da muda.

Em 2008 e 2009 deixei de fazer este procedimento, depois de alertado por alguns passarinheiros internautas, médicos (humanos) de que o procedimento de aplicar vermifugo em pássaros que não tinha a certeza de estarem com vermes era arriscado, pois poderia debilitar muito o pássaro, e o uso do coccidiostático sem uma infestação alta de coccidicidas, também debilitaria o pássaro e poderia criar parasitas mais resistentes.


Neste período, que não fiz a prevenção não tive problemas significativos no primeiro ano (2008) , porém em 2009  foram problemas de todos os tipos, chegando até mesmo a óbito de alguns pássaros.


O período correto para fazer prevenção varia muito de criador para criador, eu gosto de fazer depois da muda, tem gente que faz durante, e outros antes.


Não faço durante pra não pegar o pássaro já debilitado pela muda, e o vermífugo e coccidiostático matam parte da flora intestinal, podendo deixa-los mais fracos ainda, fazendo com que demorem mais a aprontar para a temporada. E antes da muda não gosto de fazer pois não temos idéia de quando o pássaro vai mudar, e fazendo este procedimento antes da muda poderemo induzi-los a mudar antes da hora, o que pode acarretar muda mal feita, repique de muda, e uma nova muda no meio da temporada, o que seria terrível para um pássaro de torneio, ou uma matriz.

Este ano pretendo retomar o tratamento preventivo, porém não mais usarei o coccinon e sim o Baycox, também volto a usar o Glicopan pet, e o Protovit.

Aos amigos que gostam de uma boa leitura de artigos sobre alimentação, prevenção e suplemetação de nossos alados indico o blog, http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com/ do meu amigo Rafael Melo, onde há postagens do Dr. Felipe, veterinário especialista em pássaros.

Outros links interessantes sobre o assunto, copiem e colem na barra de endereços do navegador.


http://www.avedomestica.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2176&Itemid=166

http://www.dynamishomeopatia.com.br/index.asp?id_pag=19

Um abraço.


William Sedimar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário